Como iniciar o desenvolvimento de alta performance?

Então inicia-se uma longa discussão sobre alta performance. Sempre me questiono se, antes de falar do desenvolvimento, não deveríamos primeiro discutir o significado da alta performance!

Isso me aparece tão óbvio que certamente me inclino a começar a discussão de alta performance refletindo primeiro sobre o que seria isso? O significado pode possuir tantas formas quanto as possibilidades envolvidas para se determinar o que é sucesso ou felicidade, por exemplo.

Recentemente discuti os passos necessários para alcançarmos alta performance: claro que, em minha opinião, começamos por Entender a Alta Performance e Quem realmente você é?

Com base nos principais pilares da alta performance, seguimos discutindo como termos Objetivos e Metas Conscientes. Afinal, mais importante que a velocidade é a direção na qual estamos navegando. Por esse motivo, discuti como criar metas de forma consistente e fiz uma analogia de metas bronze, prata e ouro por similaridade ao grau de conquista que as medalhas possuem. Você poderá ler mais sobre como criar metas no artigo que compartilho no próximo link.

Esses temas são uma pequena parte do livro VOCÊ EM ALTA PERFORMANCE que será lançado agora em Setembro de 2020. As sete etapas envolvidas para viver em Alta Performance, bem como as ferramentas necessárias serão abordadas de forma pragmática para que você realmente alcance seus objetivos com o suporte do conteúdo do livro.

Acho que essa foi a introdução mais longa de uma nova publicação. Em grupos de mentoria de alta performance, disponibilizo um material de apoio como preparo durante a semana para os encontros. Nesse grupo as pessoas buscam o processo para iniciarem alta performance e maior produtividade como estilo de vida e os participantes desejam aprender a priorizar, focar, alcançar objetivos que são sempre adiados ou estão insatisfeitos com um dos campos da vida e precisam ter maior satisfação e realização.

Recentemente me questionaram se não poderia disponibilizar o conteúdo de apoio para quem deseja começar sua mudança, mas ainda não pode investir em uma mentoria em grupo ou em um acompanhamento individual personalizado.

Isso me trouxe a reflexão do que é necessário para o início da alta performance e assim estruturei os módulos nos três pilares que a compõem: SER, FAZER E TER.

O pilar SER é a base de nossa jornada da conquista para alta performance e maior produtividade como estilo de vida. Compreender e alinhar seus objetivos e conquistas com o seu manual de funcionamento é extremamente necessário e só assim conseguiremos encontrar aprendizagem e felicidade durante o trajeto.

O caminho não é fácil, mas, quando seus objetivos e metas alinham-se com o seu grande Eu, tudo ficará mais fácil. Infelizmente, muitas pessoas perdem-se em burocracias e tropeços da vida por não saberem com que coisas desejam nutrir o seu SER.

O autoconhecimento é o primeiro passo para sua alta performance.

Para se ter o que se deseja fazendo o necessário para suas conquistas, sem estar aderido ao seu Eu, pode-se pagar um preço muito alto. Nessas horas vemos que o investimento em autoconhecimento é sempre menor do que os benefícios que ganhamos com ele.

Agora que nos conhecemos e que já reconhecemos os valores e importância da conquista para nós, surge o pilar FAZER. Afinal, entrar em ação sem se reconectar é insanidade, assim como fazer sem conhecer os motivos que te levam a ação é desperdício de energia.

O pilar FAZER é uma ponte entre o SER e TER. O que eu sou e o que eu desejo só possuirão conexão através da minha ação. Isso mesmo, o destaque está em SUA ação e não apenas na ação em si.

Você é o único responsável por seus resultados e eles estão na justa proporção do que você tem realizado até agora para conquistar os objetivos que habitam seu pilar TER. Nessa hora surgem todos os nossos inimigos internos dizendo que não é possível, que isso serve para os outros e não para você. Você já ouviu essas vozes?

Claro que já ouviu essas vozes! Você está lendo esse texto sozinho, não precisa se enganar! Algumas vezes são vozes internas, outras são de pessoas muito próximas a nós. Cuidado com os disfarces, algumas vozes são mascaradas de “críticas construtivas”.

Se você já conhece o seu SER, e possui a consciência de que o FAZER é a ponte de ligação com o pilar TER, podemos conversar um pouco sobre o que você deseja. Viver em alta performance e com maior produtividade é importante para alcançarmos as nossas conquistas e, por esse motivo, precisamos saber quais são nossos desejos.

Você já parou para realizar uma lista do que você deseja para os próximos anos? E já pensou quantos objetivos povoam seu quadro de desejos e que não justificam o esforço que você precisa passar para o seu próximo degrau?

A jornada exigirá dedicação e nada mais desmotivador do que não possuir clareza do TER. Porém, se não souber como funciona o seu SER e já domina como você vai FAZER para alcançar seus desejos, o pilar TER é uma consequência natural. Por isso, vou repetir: Qual é a sua lista do que você deseja para os próximos anos? Quais conquistas habitam o seu pilar TER?

Então, alta performance é…

O lugar onde SER, FAZER e TER se encontram!

Faz sentido para você?

__________________________________________________________________________

Fernando dos Reis é coach e gestor, especialista em ajudar profissionais e empreendedores a alcançar alta performance, desenvolver seus negócios e aperfeiçoar suas habilidades de liderança. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV, além do título de Mestre em Materiais pela USP. Para aprimorar a gestão, desenvolvimento pessoal e profissional possui diversas formações na área de Coaching em instituições como Febracis e Sociedade Brasileira de Coaching.