SÓ É VIÁVEL SE ANDAR JUNTOS

“A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia.” – Norman Schwarzkopf

Estratégia é uma ciência de estudo e aperfeiçoamento cognitivo, logo pode ser aprendido. Existem vários tratados sensacionais sobre estratégia social, econômica e politica.

Nas academias encontramos diversas teorias para “vence a guerra”. Alias, a palavra “estratégia” tem a sua origem no grego “STRATEGIA”, que significa ‘comando ou ofício de um general’. Por sua vez, o vocábulo grego surgiu da aglutinação “STRATEGOS” (general), formada por “STRATOS” (multidão, expedição, exército), mais “AGOS” (líder, chefe), de “AGEIN” (comandar, liderar).

Talvez por isso a estratégia é vinculado a como vencer uma batalha, e pensando com maior profundidade o sentido de vale tudo no cenário. Afinal em uma guerra é o instinto de sobrevivência que pode talvez predominar frente ao caráter.

Isso pode ter sido verdade em tempos medievais, mas hoje o caráter passa a frente da estratégia, e Schwarzkopf pontua fantasticamente isso em sua frase.

Hoje a estratégia é importante? Claro, afinal todos querem conquistar algo, mas estou certo que isso não significa a qualquer custo.

Quando o caráter vai a frente, a estratégia ideal surge.