LIDERAR É TER CORAGEM

Se deseja liderar tenha a coragem necessária. Ser chefe, gestor, coordenador é fácil e simples. Se quiser se posicionar na liderança a necessidade é bem mais densa.

Infelizmente se enfeita e romantiza muito o papel da liderança e por isso muitos se decepcionam ao alcançar um posto de gestão. Líder é completamente diferente de chefe, gestor, ou coordenador.

Líder não é um cargo, e sim uma conquista e por isso não tem como se impor. Algumas características do líder são desafiadoras, e para isso é necessário muita coragem.

Precisa de coragem para entender que a sua opinião não deve ser imposta.

Precisa de coragem para compreender que a meta de cada pessoa é a sua meta, e não ao contrário.

Precisa de coragem para gerir considerando que o resultado é tão importante quanto a felicidade e sucesso do seu liderado.

Liderar é um ato de coragem simplesmente pelo fato que cada liderado tem importância igual (e muitas vezes maior) que a sua para o todo.

Essa semana ouvi de um rabino que Moises foi escolhido, mesmo não sendo o primogênito, por possuir um rebanho enorme de ovelhas e cuidar com atenção impar de cada uma delas.

Enquanto p chefe precisa cuidar de um, enquanto o líder deve cuidar de todos. Liderar exige coragem, pois significa cuidar.

Como você cuida dos seus?