SOCIEDADE 5.0 – QUAL É O PRINCIPAL DESAFIO?

A primeira forma de organização que surgiu na sociedade foi a da caça. Em uma época éramos caçadores-coletores que vivíamos migrando em busca de alimentos.

A segunda evolução foi a era agrícola. O desenvolvimento de técnicas para ao cultivo de alimentos foi uma grande revolução por mover a sociedade de uma forma nômade para a vida em locais fixos.

A terceira revolução foi acompanhada pelo surgimento industrial de produção com o uso de motores a vapor e aumento na produção dos bens de consumo, iniciando um desequilíbrio de extração e consumo.

A busca incriável por mais, gera um conceito da Sociedade da Informação na quarta revolução. Surge os computadores, consumo em massa, mundo digital, acesso e consequentemente controle da informação. O poder move das mãos de quem dominava para produção para quem controla a informação.

A sociedade 5.0 vem com o objetivo de como usar os dados e tecnologias da Sociedade da Informação em beneficio do cidadão e do ambiente. Essa evolução da 4.0 resultando em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável.

O maior desafio desse novo modelo de sociedade não é o tecnológico. A maior barreira será a evolução da mentalidade individualista da sociedade atual para um pensamento de colaboração, cocriação e busca do bem comum.