COMO SAIR DA PROCRASTINAÇÃO

A ansiedade é uma mola propulsora da procrastinação.

Na semana passada, durante uma orientação, estávamos estruturando as atividades necessárias para que os objetivos se aproximem da realidade.

O motivo dessa atividade que fazíamos era por adiar constantemente alguns lançamentos “por falta de tempo”. O excesso de ocupação é confundido com uma vida produtiva.

Em uma analise pragmática, quebramos as atividades em três blocos e montamos o cronograma da data de lançamento para o momento atual (e não ao contrário como geralmente fazemos).

A falta de tempo devia-se a execução de atividades do bloco que tinha a data de lançamento mais longa. Por esse motivo, os outros dois blocos que eram a menor prazo tinha suas atividades postergadas sistemicamente gerando a sensação que não dava tempo de realizar tudo.

Essa dinâmica gerou alguns resultados. O primeiro foi uma lista de ordem de prioridade na execução das atividades (o que deve ser feito primeiro, e não tudo ao mesmo tempo).

O segundo resultado foi encontrarmos lacunas de “tempo ocioso” (aproximadamente 30% do tempo total) criado simplesmente pela organização das prioridades.

O terceiro resultado, e o mais importante, foi colocar a pessoa em ação ao invés de ficar na procrastinação.

Como você prioriza suas atividades?