Esse é um peso que muitos líderes não desejam carregar, mas não conseguem se livrar. A sua decisão, ou não decisão, é responsabilidade exclusiva sua, e isso deve-se pelo fato que tudo que ocorre comigo é porque eu permito, promovo ou participo. Essa tríade dos Ps são a base de um líder de excelência.
Eu tenho a sorte de conviver com diversos líderes, e alguns são de excelência. Em todas as decisões difíceis, ou impopulares, eu consigo perceber apenas dois grupos de lideres. O primeiro assume a responsabilidade e diz: “Essa decisão é minha, e o motivo são os fatos A, B, C…”. O segundo grupo de líder transfere a responsabilidade como disfarçada em justificativa, como por exemplo: “Eu precisei ter essa decisão por não depender apenas do que eu quero”.
Pode ser sutil a diferença, mas existe uma mensagem distinta tremenda. O segundo tipo de líder quer manter a imagem acima da responsabilidade, o primeiro compreende que a função exige assumir responsabilidade e não terceirizar. Infelizmente, independente do nível da liderança é mais frequente o segundo grupo do que o primeiro.
A reflexão de hoje é para você líder. A ação ou não ação, nos dois casos, é uma decisão. Em momentos difíceis (e nas fáceis também): a. não se abstenha de conversas difíceis quando necessário,
A reflexão de hoje é para você líder. A ação ou não ação, nos dois casos, é uma decisão. Em momentos difíceis (e nas fáceis também): a. não se abstenha de conversas difíceis sempre que necessário, b. assuma a responsabilidade das decisões, e principalmente c. seja integro em sua palavra, o que você fala deve ser o que você faz.
___________________________________________________

Fernando dos Reis é gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios. Idealizador do método CRIE Oportunidades com Networking Estratégico e do conceito #coaching5zero. Desenvolve executivos e empresários que buscam Alta Performance Profissional em equilíbrio com todas as outras áreas da vida. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.
Acompanhe nossas redes:
Deixe um comentário