Networking X Netweaving

Netweaking é o retorno ao networking raiz! Calma, que eu já explico essa afirmação.

Não é o networking que esta obsoleto, muito menos uma nova modalidade. O netweaving é o retorno as origens do bom e velho networking. Antes, porém de comentar isso precisamos pensar os fatos que deixaram essa necessidade com rótulos de interesse.

Para explicar isso, preciso que você responda uma pergunta: “Quando você pensa em networking, qual é a primeira coisa que vem a sua memória?”. Ao conversar com vários executivos muitos relatam que é o momento do café que permite conhecer melhor as pessoas, e até cobrar informalmente. Outros profissionais ainda comentam que sentem que isso é perder tempo, existindo uma certa critica de quem foca em networking esta enrolando. Por fim, temos os que justificam o networking como abertura para novos negócios. Essas três justificativas comuns é o responsável pela distorção existente entre a prática e a realidade.

O que todos esses casos tem em comum? A resposta (irônica) é que o resultado reflete fotos com frases cliches como “reunião de milhões”, e momentos de relacionamento com busca de preenchermos a necessidade imediata. Por isso surge o Netweaving, uma vez que o networking atual se banalizou para o significado de encontros, interesse e talvez um pouco de enrolação. Faz sentido?

A proposta de Netweaving é exatamente o networking raiz. O objetivo é gerar conexões que se transformam em relacionamentos de médio longo prazo onde o foco é gerar riqueza para o outro. Ao começar um relacionamento com a pessoa X, em meu radar começo a procurar como posso criar pontes de oportunidades a ela. Por outro lado, o mesmo é feito pela pessoa X comigo. Em minha opinião aqui esta o segredo, pois eu só consigo gerar oportunidades de quem eu conheço, me importo e confio. Esse tripé é construído com relacionamentos de médio a longo prazo.

A construção de netweaving é mais relacionado a uma maratona do que uma corrida de 100 metros. Talvez você se questione sobre o retorno, uma vez que o foco é gerar riqueza a sua rede. A resposta disso é a responsável pela sustentabilidade do netweaving, afinal relações duradouras e saudáveis ocorrem naturalmente a troca e concretização de parceria.

Em treinamentos de Networking, eu sempre provoco perguntando: “Qual é a sua rede de relacionamento?“. A grande maioria busca os seus contatos, e os mais orgulhosos são os que possuem mais pessoas em sua rede. Na sequência eu pergunto: “Desta rede, para quantos você ligou nos últimos três vezes para entender como você pode gerar uma oportunidade?“. A resposta da primeira é apenas o número de contatos, o qual muitos nomeiam de networking. A segunda é o indicativo de quanto você proporciona netweaving, ou o velho e bom networking raiz.

E você, como tem cuidado da prosperidade de sua rede real de relacionamento?

___________________________________________________

Fernando dos Reis é gestor de equipes de alta performance há mais de 25 anos com foco no desenvolvimento de carreiras, gestão e negócios. Idealizador do método CRIE Oportunidades com Netweaving e do conceito #coaching5zero. Desenvolve executivos e empresários que buscam Alta Performance Profissional em equilíbrio com todas as outras áreas da vida. Possui Mestrado em Materiais pelo IPEN / USP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação em Professional and Personal Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmica pela Febracis.

Acompanhe nossas redes:


Posted

in

by

Tags:

Comments

Uma resposta para “Networking X Netweaving”.

  1. Avatar de A gestão de sua carreira – Fernando dos Reis | Jornada Dinâmica

    […] acredito que 70% das vagas importantes não estão publicadas”. Ao ouvir isso, me reforça a importância do netweaving (networking raiz) uma vez eu é neste momento que o gerenciamento de oportunidades entra em […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: