COMECE A SUA JORNADA…

Quantas vezes, mesmo com diversas conquistas, você sentiu que falta algo? Mesmo com a concretização de diversos avanços, ainda permanece uma sensação de não ter evoluído na velocidade necessária.

A melhor maneira que posso te explicar é contando um pouco de minha história. Após anos de conquistas e crescimento, ainda sentia a sensação de estar em falta com algo. Com isso mergulhava em novos projetos e ideias, mas a realidade é que buscava mudar e conquistar novos horizontes. Certamente isso também já acontecer contigo, mesmo que já subiu diversos degraus tenho certeza que existem áreas que deseja conquistar, e algumas ainda podem lhe fazer falta.

Por ser algo completamente novo, no começo desta caminhada confesso que fiquei com receio. O passo rumo ao desconhecido me levou a fugir da jornada.

Cheguei por diversas vezes ouvir que é comum não termos tudo o que se deseja. Sinceramente, isso pode ser comum, porém te garanto que o normal é alcançar tudo o que você deseja. Ao invés de achar comum o ordinário queria buscar o que é o extraordinário!

No inicio enfrentava uma grande disputa em buscar o extraordinário, afinal ainda existia o receio do julgamento externo devido o senso comum. Por meses, coloquei esses pilares de forma disfarçada para evitar a exposição e consequentemente o possível julgamento.


O acesso a esses pilares eram colocados de forma discreta durante as orientações individuais. Isso aconteceu até o dia que ouvi a frase mais atormentadora que tive de enfrentar: “Enquanto colocar o seu EGO à frente de sua MISSÃO, tudo o que não importa irá te importar”. Neste momento, um choque de realidade se perfez e compreendi a importância de divulgar os três pilares para que todos possam dar os primeiros passos.

Menos porem melhor, a ideia de reduzir a carga e focar no que realmente é importante nos proporciona ter tempo e energia suficiente para desenvolver as atividades que são realmente importante. Ao viver os projetos importantes na intensidade e momento corretos, evitamos crises e urgências [5 e 6]

Consistência, esse pilar por si só já lhe trará melhores resultados do que 90% das pessoas. Criar rotinas e blocos de atividades alinhando prioridade de nível de energia te proporcionará alcançar o nível de pessoas extraordinárias.

Momento presente, a média do tempo em que vivemos com nosso pensamento e atenção em momentos diferentes do aqui é próximo a 40%. Se associar que essa porcentagem é em boa parte remoendo o que aconteceu e aumentando o tamanho dos problemas perceberemos o desperdício que realizamos diariamente.


Dentre vários benefícios, eu preciso citar os dois principais. Ao colocarmos em prática essa forma de realizar as coisas, e assumir isso como uma filosofia de vida iremos colher:

Domine o seu Estresse, o nosso foco não esta em viver sem estresse, mas identificar quais são as fases negativas e positivas. Uma vez identificadas precisamos apenas gerenciar a nossa permanência na zona benéfica durante em as nossas atividades rotineiras. [1 e 2]

Equilíbrio, imagine em sua jornada você subir uma bela montanha. Agora pense estar no ponto desejado, e ao procurar quem está contigo perceber que subiu a montanha errada, ou que durante a escalada negligenciou áreas importantes de sua vida. Infelizmente, só agora percebeu a falta. Ao crescer em equilíbrio garantimos que subiremos a montanha correta e principalmente de forma sistêmica. [3 e 4]


Como é a sua jornada? Talvez você estranhe essa pergunta, porem tenha certeza que todos nós estamos indo a algum lugar. Eu aprendi que quanto mais problemas externos, quanto mais barulho e dor significa apenas que nosso mundo interno está conturbado. Eu descobri que minha caminhada não é para chegar do outro lado, mas sim para entrar deste lado, do lado de dentro com maior intensidade. Eu compreendi que não é saltar para fora, e sim mergulhar para dentro. Assim, toda vez que existe barulho de fora é apenas o reflexo das cavernas de meu interior. Por isso eu te pergunto novamente, como esta sua jornada? Está um salto para fora, ou um mergulho para dentro?

Se você aceitar uma pequena dica, independente de sua resposta acima, se o seu Eu estiver com barulho, ruído. conturbado e sem clareza de suas respostas… quero te dizer apenas uma coisa: “Acredite, a sua busca não é fora e sim dentro”.

Então surge a grande questão. “Como devo explorar isso dentro, enfrentando o que talvez não enxergue?”. Preciso trazer muita sinceridade a você, e certamente você pode decidir trilhar qualquer um dos caminhos.

Percorra a sua jornada só, todas as respostas estão nos grandes livros. Você pode se orientar nos clássicos, nos grandes pensadores da humanidades, nos mestres e gurus que passaram e em outros que estão aqui. Todos eles irão ajudar você encontrar a sua forma de mergulhar dentro de si. Nesta opção eu te garanto que o aprendizado é extraordinário, mas você necessitará investir muito tempo e recurso. Muitas vezes será na base da tentativa que poderá dar erros e acertos. Em alguns momentos, você precisará retornar a fase inicial, abrirá feridas que necessitará descobrir a cura sozinha, e ainda poderá se perder por falta de uma bússola. Sim funciona, mas também pode ser doloroso, demorado e custoso.

Eleja o seu mentor de forma prática, você pode encontrar um mentor que tenha acesso, que possa fazer perguntas e que ele te orientará pessoalmente. Não se trata de alguém distante, mas próximo e real. Ele pode ter diversos nomes (mentor, coach, orientador, tutor…). Os títulos apenas representam a diferença sutil do método que escolheu como forma de lapidar o seu diamante. As principais vantagens é que poderá percorrer um caminho com segurança, com alguém que traz um método para conduzir. Estar acompanhado irá te levar muito mais longe do que se você desejar continuar indo sozinho.

Tipos de programas, e esse tema vem para responder a principal pergunta que surge. “Será que é caro um acompanhamento?”, e te respondo com muita sinceridade que caro é ficar no lugar e não se reencontrar para fazer o que sua missão te impulsiona. Podemos conversar por horas sobre isso.

Entretanto, eu vou te dizer que o investimento vale a pena, e esta totalmente associado ao tempo e individualização que você terá. O investimento não é justificativa para não fazer, pois você pode começar pelo ponto inicial e escalar mais alto conforme ganha maior destreza.

Existem diversos modelos de como você pode fazer essa jornada, e por isso vou dividir com você as possibilidades.

Curso EAD / Livro – baixo investimento e o passo inicial de sua jornada. Essa é a porta de entrada de muitos. Aqui você não encontrará outra resistência a não ser o seu medo e preguiça de mudar. Saiba mais em [7 e 8].

Imersões – Uma serie de cursos que permitirá fazer uma imersão com contato direto. Neste processo, você terá relação direta com que te orienta durante as aulas programadas por um mês. Aqui é o início das primeiras grandes transformações. [9]

Jornada ao Extraordinário – Acompanhamento individual com acesso diferencial nos cursos ao vivo. Durante 3 meses faremos uma imersão guiada para verdadeiras transformações (algumas que não consegue nem imaginar agora). Esse é um investimento maior, porem com uma entrega muito maior gerando um extremo beneficio a quem faz. O modelo exclusivo é o único em que a inscrição não é livre, você precisa se candidatar para que possa avaliar se esse é o seu momento correto de viver essa incrível jornada. [Grupo: 13 / Individual: 10]

Tudo muito interessante, e será que é para mim? Essa é a pergunta que ouço frequentemente. Eu vou te responder direto e com clareza.

Se você é do tipo que acha que sabe tudo, que seu caso é sempre diferente, e que adora colocar a responsabilidade em outras pessoas, esse processo não é para você. Sabe o motivo? Para mudar o mundo, a única mudança necessária é dentro de você. As suas dificuldades não são os outros, e sim dentro de você.

Agora, se você deseja conquistar o que te faz falta, se você quer compreender as verdades dentro de você, se possui dedicação para estudar e se despir do ego e da arrogância. Se esta disposta a mudar a sua rota e não se escravizar com as perguntas que te incomodaram… Sim, vai funcionar para você. E te dou as boas vindas.

Assim como você, dezenas de pessoas viveram a jornada extraordinária, e por isso as apresento aqui [11].


Me despeço dizendo que tudo ocorre em seu tempo, e o principio de tudo é abrir as portas de dentro para que derrubemos as muralhas de fora.


Fernando dos Reis é Mastercoach e gestor de equipes de alta performance. Possui Mestrado em Materiais pela USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação de Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmico pela Febracis.. [12]


Referências: