Fernando dos Reis – Eu acredito que…

Se você quer melhorar a sua carreira para finalmente alcançar o próximo nível de sua carreira e consequentemente ter o  crescimento profissional. Então é com você que quero falar!

A verdade é que 72% dos profissionais declaram insatisfeitos profissionalmente, e que a falta de apoio no desenvolvimento da carreira e um reconhecimento (em dinheiro ou não) visto como injusto são as principais frustrações dos profissionais que deixam ou querem deixar logo seu emprego, segundo duas pesquisas independentes.

Isso acontece por falta de consciência dos pilares necessários para alcançar autonomia na conquista do próximo nível de sua carreira. E quanto mais eu coloco esses pilares em minha rotina, melhores e maiores são as minhas oportunidades. Deixe eu te explicar.

Como eu penso é totalmente explicado por minha história. No início de minha carreira eu tive a oportunidade de me especializar em meu ramo de atuação de forma muito rápida. Em poucos anos eu era o responsável pela tecnologia na unidade brasileira da empresa, o que me proporcionou um grande crescimento pessoal e profissional.

O problema de chegar rápido no teto de especialista é que você deseja subir mais um andar com força e velocidade incríveis. Aqui começa as minhas dores. Como especialista, eu tinha limites de autonomia que me incomodavam, por ver no próximo nível da estrutura uma grande resistência com novas ideias.

O pensamento foi simples, se eu encontrar o caminho para o próximo nível poderei abrir em meu campo de atuação a implementação de novas idéias. Pensamento simples, encantador e desesperador. Eu enfrentava dois desafios: 

(i) o primeiro foi facilmente superado, pois não existiam vagas para a oportunidade que eu queria e isso era simples, bastava eu criar as oportunidades. Então eu criava as oportunidades, traçava planos e me voluntariava para implementá-las. Sabe o que acontecia? Eu perdia a vaga para outra pessoa, e isso eu descobri que era o meu desafio maior.

(ii) O segundo motivo de não conseguir novas oportunidades era que eu não podia crescer e sair de minha função à época por não ter treinado ninguém para o meu lugar.

Após perder oportunidades que eu considerava perfeita, e com bastante indignação, tomei uma decisão que carrego até hoje e comecei a treinar as pessoas para me superarem e assumirem o meu posto.

Eu me lembro que por vezes ouvia se eu não tinha medo, pois ao treinar alguém para o meu lugar eu seria dispensável. E isso me deixava extremamente feliz, afinal era justamente isso que eu queria para ter a liberdade de assumir novas oportunidades.

Desde então, quanto mais eu treino pessoas melhores do que eu para fazer o que faço, mais oportunidades de novos projetos eu tenho. E com isso, nos últimos anos, a cada 2 – 3 anos mudo para novos desafios.

Agora esse receio é super justificado, e eu superei esse medo, pois ao tempo que treino alguém para o meu lugar invisto pesado no meu desenvolvimento para alcançar o próximo nível da minha carreira.

Nos últimos 20 anos aprendi cinco lições que são simples, e podem ser adotadas por todos.

  1. Você é o único responsável pela gestão de sua carreira. Não tem oportunidade de crescimento? Crie! Não tem quem te substitua para poder crescer? Treine! Não espere que alguém decida por você.
  2. Você deve ser um profissional de alta performance. Não entre na besteira de achar que isso é para poucos, ou que é algo muito distante, ou ainda que isso é uma dádiva de ungidos. Alta performance é tirar o UAL de todos os seus acordos.
  3. Se quer voar com águia, ande com águias. Quando comecei a buscar o primeiro cargo de liderança eu ouvi: “Primeiro penso como um supervisor, depois decida como um supervisor, e ninguém conseguirá segurar a sua promoção”. Modele quem já alcançou o que você deseja e acelere o crescimento de sua carreira.
  4. Desenvolva o melhor vício que existe, o de viver fora da zona de conforto! Busque um mentor que te provoque, que te desafie e que sinceramente vibre com o seu crescimento. Não vá sozinho na jornada de ser um Profissional de Alta Performance. 
  5. Alcançou o que desejava? Então retorne a primeira lição. NÃO TEM VOLTA, afinal ou você está crescendo ou está morrendo. A decisão é sua.

Por isso eu me indigno com quem acha que é normal ficar sem crescimento, e não assumir a responsabilidade de criar as próprias oportunidades. Essas pessoas não entenderam algo extremamente simples, o crescimento é o resultado do processo de PLANTAR, SEMEAR e COLHER.

Então eu decidi lutar contra os comportamentos de: se acomodar, se esconder com medo, de achar que não merece ser próspero. Eu não posso aceitar que ainda exista um local onde querem te convencer que é normal ser medíocre, e que ter sucesso é sinal de arrogância e ganância.

Talvez você se pergunte por que o Fernando? Eu contei a minha história, e o que não te disse é que já são 15 anos promovendo profissionais para o próximo nível de suas carreiras, e eu quero te convidar a fazer parte desta tribo.

Uma tribo de pessoas, normais e comuns, que alcançam o próximo nível de sua carreira, e de seu negócio, repetidamente e sem sacrificar as outras áreas de sua vida.

Uma tribo de pessoas que na dificuldade, superam e criam as próprias oportunidades. Uma tribo de grandes profissionais, e principalmente pessoas realizadas e felizes 

Talvez, neste momento você se questione, como fazer isso? E existem passos que vou dividir com você, pilares que quando realizados… o seu resultado é muito melhor e o seu crescimento é bem mais rápido.

  • Simplifique, DESCOMPLICAR É A NOVA INTELIGÊNCIA
  • Priorize, TUDO É QUESTÃO DE PRIORIDADE 
  • Planeje, PLANEJAMENTO SUSTENTA A ESTRATÉGIA
  • Se comprometa, SE VOCÊ PAGAR O PREÇO É POSSÍVEL
  • Se valorize, NÃO SE OBRIGUE A SER HUMILDE
  • Se responsabilize, A SUA CARREIRA É O SEU NEGÓCIO
  • Se divirta, A JORNADA TEM QUE SER DIVERTIDA

E por isso, eu não posso descansar enquanto as pessoas não compreenderem que CADA UM PODE CRIAR AS PRÓPRIAS OPORTUNIDADES.

Afinal, quem é Fernando dos Reis? Fernando é Mastercoach e gestor de equipes de alta performance. Possui Mestrado em Materiais pela USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação de Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Mastercoach Integral Sistêmico pela Febracis.


Depoimentos

Conheça quem já viveu a jornada acessando aqui.


Principais Formações

2021

Ministrante PODER E ALTA PERFORMANCE

Ministrante O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE

2020

Mastercoach Integral Sistêmico – FEBRACIS

Advanced Executive Coaching – FEBRACIS

Business High Performance – FEBRACIS

Mindfulness – FEBRACIS

Analista de Perfil Comportamental – FEBRACIS

Oradores e Palestrante – FEBRACIS

Coach for Money – FEBRACIS

Coach Integral Sistêmico – FEBRACIS

2019

Participação na mentoria Zero Limits – Dr Joe Vitale

2018

Institute for Inner Studies Inc, Basic Pranic Healing Course

2017

Solides Tecnologia S/A, Mapeamento de Perfil Comportamental

2016

Sociedade Brasileira de Coaching, Personal & Professional Coaching

2010

MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getulio Vargas

2005

Mestrado em Materiais, IPEN/USP

2002

Bacharel em Química, Faculdade São Bernardo

1996

Técnico em Química, Colégio Pentágono